sexta-feira, setembro 14, 2007

O PROFISSIONAL CRIATIVO

CRIATIVIDADE EM TUDO!

Todos sabemos da complexidade dos processos que envolvem o desenvolvimento de um produto.

Desde o fundamental momento do insight do designer de produtos que alimentado por uma pesquisa de mercado desenha aquilo que será desenvolvido em fábrica e em seguida colocado a venda para o consumidor final.

Mas entre cada um destes momentos específicos existem etapas fundamentais e o envolvimento de um considerável número de profissionais.

Vou aqui neste artigo focar somente o profissional da agência de propaganda para que você leitor possa ter uma noção básica das características fundamentais para a formação de um profissional experiente, maduro, com qualidade e principalmente com uma mente conhecedora de todos os processos que envolvem sua profissão adicionando a isto uma boa dose de criatividade.

Quando se fala em ser criativo dentro da propaganda logo se associa a palavra aos profissionais diretamente ligados a área de criação.

Mas a criatividade deve ser uma caraterística e não um dom para o profissional de qualquer área de atividade dentro de uma agência.


- No Atendimento:

O perfil deste profissional deve ter como caraterística principal a pró-atividade ou seja, ele deve tomar sempre a iniciativa e ser rápido nas suas ações e tomadas de decisão.

O Atendimento de uma agência moderna não pode mais ser classsificado como "boy de luxo"como era há alguns anos atrás, antes ele era um mero leva e trás, hoje é o centro gerador de informações e o maior controlador da qualidade daquilo que a agência está produzindo.

Este profissional deve conhecer profundamente todas as áreas da agência e atuar conjuntamente com elas ou seja, usando uma linguagem bem atual ele deve interagir de forma insistente com todos os envolvidos no processo de criação de uma campanha publicitária.

O Atendimento na minha opinião deve agir como o cliente dentro da agência, conhecer detalhadamente todos os processos de desenvolvimento do produto e da marca do cliente, atuar junto ao marketing interferindo positivamente no planejamento de marketing e sendo o agente fiscalizador dentro da agência pois sua mesa é a extensão da mesa do depto de marketing do cliente atendido.

Junte todas estas características e agregue mais uma: ser um hábil vendedor.

Deve inclusive dominar as principais ferramentas de marketing para que com idéias posso direcionar e alimentar o cliente com soluções e sugestões.


- Na Mídia:

Este para mim é um dos "Calcanhares de Aquiles" de uma agência nos dias de hoje.

Um dos ponto fracos, resultados de discussões acirradas, pois é principalmente através do depto de mídia que escoa a maior parte da verba publicitária alocada para uma campanha.

Uma campanha fracassa não por ter idéias ruins pois o cliente tem grande parcela no processo, pois é ele quem aprova aquilo que vai pro ar mas, para quem ela é dirigida e como chega ao consumidor sãos os fatores determinantes do fracasso de uma ação de comunicação.

Os departamentos de mídia das agências são terrivelmente assediados e influenciados pelso grandes dominadores dos meios de comunicação de massa que farejam verbas e buscam ávidamente conquistar cada vez mais um pedaço maior do bolo mercadológico.

Falo com convicção sobre este assunto pois já estive nos vários lados do processo.

Minha visão exprime resumidamente as sensações captadas por um profissional que já esteve no atendimento de agência, no marketing do cliente, já dirigiu o depto comercial de veículo e já esteve a frente de uma agência no seu comando.

O profissional de mídia não pode hoje continuar a ser um mero executor do planejamento estabelecido pelo cliente com as sugestões corriqueiras dirigindo a comunicação para as mídias convencionais como ocorre em 99,5% dos casos de planos de midia apresentados.

Criatividade em Mídia é fundamental em dias em que os meios de comunicação estão passando por graves e profundas transformações.

O Mídia deve ser o principal agente vendedor de novas ações para o cliente sugerindo sempre aquilo que é mais pertinente e com a melhor otimização de verba possível.

Dar o famoso "Tiro de Doze"não funciona mais; anunciar nos maiores veículos não é o caminho fundamental pois o mercado consumidor hoje em dia está cada vez dirigido, determinado, específico.

Estar atento às novas opções, conhecer profundamente todos os meios, estudar e pesquisar as manifestações tecnológicas e suas aplicações nos meios de comunicação.

Isto tudo resultará num profissional completo, atualizado, bem informado e preocupado diretamente com os resultados financeiros do cliente.

Junte todas estas características e agregue mais uma: ser um hábil vendedor.

Quanto mais rápido o produto for consumido com menos custo de investimento em mídia e com a melhor cobertura, maior será o grau de satisfação do cliente.


- Na Criação

Talves este hoje seja a figura mais centralizadora dentro de uma agência moderna pois está envolvido pelo extremo glamour da profissão, pelo êxtase da participação em festivais publicitários e por ter seu nome sempre em relevância no vai e vem entre agências.

Mas da mesma forma o profissional de criação deve ter uma atuação mais ampla do que simplesmente criar.

Ele deve agregar algumas das caraterísticas do profissionais de outras áreas pois é ele quem transforma planejamento em ações reais, idéias em desejos, sonhos em realização pessoal.

Conhecer todas as mídias, formas de comunicação e dominar suas técnicas é fundamental para o criativo moderno.

Trabalhar inicialmente à maneira antiga e convencional, ou seja, escrevendo no papel seus textos, desenhando literamente à mão seus esboços para depois migrarem para a máquina onde layouts e textos serão lapidados.

Este aliás é um conselho não meu mais dos grandes profissionais de criação em atividade no mundo.

Ter a mente aberta e focada em resultados diretos para o cliente deixando um pouco de lado o desejo de a cada layout criado alimentar a esperança da conquista de um grande premio em festivais pelo mundo afora.

Junte todas estas características e agregue mais uma: ser um hábil vendedor.

Que este artigo possa orientar estudantes e profissionais e abrir suas mentes para uma realidade de nosso mercado: a busca por resultados imediatos não passa mais pelo amadorismo ou ingenuidade nas atitudes de todos os profissionais.

Nenhum comentário: