Dando continuidade à série "FERRAMENTAS DE MKT" hoje o Blog P&M publica um interessante artigo sobre Web Marketing.
Durante os próximos dias falaremos mais sobre este assunto que dominda o mundo da propaganda e do marketing atualmente.
MAS, O QUE É Web Marketing?
WEB Marketing ou Marketing digital é uma das expressões mais utilizadas nos últimos anos e ganha muita força em 2005.
Antes de buscarmos a definição exata do que é WEB Marketing, precisamos primeiro entender a Evolução da Comunicação no mundo.
Em 1990 os meios de comunicação eram:
- Telex
- Carta enviada pelos Correios
- TV Aberta
- Telefone fixo
- Fax
- Vídeos VHS
- Cartão de visita
10 anos depois, os meios de comunicação passaram a ser:
- Celular
- E-Mail
- Power Point
- CD’s
- Internet
- Torpedos
- TV a cabo
- Call Center
E em menos de 4 anos, a Evolução na Comunicação nos coloca frente a frente com:
- Celular MMS
- DVD
- Sites inteligentes
- CD-CARD
- SMS Marketing
- E-Mail Marketing
- VoIP
- Videos Digitais
- Wi-Fi
- Bluetooth
- Video on demand
- ITV
- Newsletter
- E-Paper
Todos concordam ???
Se perguntarmos para um profissional de comunicação da velha guarda ele irá citar aqueles aparelhos tradicionais como telex, fax, carta de apresentação. Talvez claro, alguns também citem celular e e-mail.
Agora perguntem para os “novos” profissionais. Surgirão nomes como Skype, Messenger, Orkut, Celular multimídia, SMS marketing, e-mail marketing, etc....
Se você prestar atenção irá perceber que a maioria dos meios de comunicação citados como atuais estão vinculados à Internet. Verá que a comunicação deixou de ser através de um contato físico para ser por meio de presença virtual.
As empresas que desenvolveram seu WEB Marketing de forma eficiente aliaram a esta possibilidade de presença em TODOS os locais que a ela possa interessar, Mobilidade e Interatividade. Estas duas palavras expressam a principal finalidade de uma empresa para obter sucesso através do WEB Marketing.
Mas, afinal, o que é WEB Marketing ou Marketing Digital ???
WEB Marketing são todas as ações feitas através da Internet que visam:
... ampliar os negócios das empresa (obtendo mais informações dos clientes atuais e obtendo novos clientes)
... desenvolver campanhas de relacionamento digital com seu público-alvo
... fortalecer sua marca no mercado.
Enfim, gerar negócios... on-line ou off-line
Como exemplo de vantagens do WEB Marketing em relação ao tradicional podemos citar:
- alcance;
- agilidade;
- custo;
- interatividade.
Mas para uma empresa obter sucesso na sua Estratégia de WEB Marketing é preciso planejar de forma eficiente suas ações. Consideramos quatro ações básicas para que esta Estratégia alcance o resultado desejado:
1º) posicionar o site de forma eficiente nos mecanismos de busca
2º) oferecer conteúdo qualificado (referencial e atualizado)
3º) segmentar seu público-alvo pelo perfil de comportamento e/ou áreas de interesse
4º) desenvolver uma freqüência ativa no relacionamento digital com o Mercado
Aliado a possibilidade de medir TODOS os resultados de qualquer ação de WEB Marketing, temos aqui a verdadeira Evolução na forma de Comunicação das empresas.
O resultado prático destas ações de WEB Marketing será um site com excelente audiência de um público segmentado e qualificado e feliz pelas informações que a sua empresa oferece. Se todos estas ações forem implementadas de forma efetiva, você terá não só clientes, mas clientes satisfeitos.
Mas... CUIDADO!!!!!
WEB Marketing são ações feitas EXCLUSIVAMENTE através da Internet.
E se você olhar para a WEB verá que poucas, muito poucas empresas utilizam o WEB Marketing para atingirem o sucesso no mundo virtual.
A grande maioria investe fora da WEB para atrair potenciais clientes. Para nós um grande erro e um ENORME desperdício de oportunidades como colocamos acima. Se todo mundo sabe que na Internet o investimento é muito mas muito menor e todas as ações podem ser mensuradas, porque não explorarem esta possibilidade ??
A resposta, se me permitem a ousadia, está clara como a água que bebemos todos os dias.
A Internet é uma criança de apenas 10 anos de idade no Brasil. E os profissionais que comandam as empresas, as agências de publicidade, os veículos de comunicação ainda estão atrelados aos antigos meios de comunicação. Tiveram sua formação profissional ANTES da Internet. Não se reciclaram, não evoluíram digitalmente. Muitos mal sabem enviar e-mails.
Que dirá fazer e-mail marketing, criar campanhas digitais de Relacionamento.
E ai perdem oportunidades....vêem empresas de sucesso surgirem do nada....vêem profissionais conquistando espaço no mundo dos negócios. Qual a diferença ???
Alguns conseguiram entender como funciona o WEB Marketing e estão aproveitando o máximo esta nova forma de comunicação...
E outras empresas continuam atreladas ao fax, ao telefone....as visitas comerciais....
Pense no WEB Marketing como uma Evolução na forma de comunicação da sua empresa e o sucesso será alcançado.
* artigo de Paulo Roberto Kendzerski - diretor de MKT da WBI Brasil
Durante os próximos dias falaremos mais sobre este assunto que dominda o mundo da propaganda e do marketing atualmente.
MAS, O QUE É Web Marketing?
WEB Marketing ou Marketing digital é uma das expressões mais utilizadas nos últimos anos e ganha muita força em 2005.
Antes de buscarmos a definição exata do que é WEB Marketing, precisamos primeiro entender a Evolução da Comunicação no mundo.
Em 1990 os meios de comunicação eram:
- Telex
- Carta enviada pelos Correios
- TV Aberta
- Telefone fixo
- Fax
- Vídeos VHS
- Cartão de visita
10 anos depois, os meios de comunicação passaram a ser:
- Celular
- Power Point
- CD’s
- Internet
- Torpedos
- TV a cabo
- Call Center
E em menos de 4 anos, a Evolução na Comunicação nos coloca frente a frente com:
- Celular MMS
- DVD
- Sites inteligentes
- CD-CARD
- SMS Marketing
- E-Mail Marketing
- VoIP
- Videos Digitais
- Wi-Fi
- Bluetooth
- Video on demand
- ITV
- Newsletter
- E-Paper
Todos concordam ???
Se perguntarmos para um profissional de comunicação da velha guarda ele irá citar aqueles aparelhos tradicionais como telex, fax, carta de apresentação. Talvez claro, alguns também citem celular e e-mail.
Agora perguntem para os “novos” profissionais. Surgirão nomes como Skype, Messenger, Orkut, Celular multimídia, SMS marketing, e-mail marketing, etc....
Se você prestar atenção irá perceber que a maioria dos meios de comunicação citados como atuais estão vinculados à Internet. Verá que a comunicação deixou de ser através de um contato físico para ser por meio de presença virtual.
As empresas que desenvolveram seu WEB Marketing de forma eficiente aliaram a esta possibilidade de presença em TODOS os locais que a ela possa interessar, Mobilidade e Interatividade. Estas duas palavras expressam a principal finalidade de uma empresa para obter sucesso através do WEB Marketing.
Mas, afinal, o que é WEB Marketing ou Marketing Digital ???
WEB Marketing são todas as ações feitas através da Internet que visam:
... ampliar os negócios das empresa (obtendo mais informações dos clientes atuais e obtendo novos clientes)
... desenvolver campanhas de relacionamento digital com seu público-alvo
... fortalecer sua marca no mercado.
Enfim, gerar negócios... on-line ou off-line
Como exemplo de vantagens do WEB Marketing em relação ao tradicional podemos citar:
- alcance;
- agilidade;
- custo;
- interatividade.
Mas para uma empresa obter sucesso na sua Estratégia de WEB Marketing é preciso planejar de forma eficiente suas ações. Consideramos quatro ações básicas para que esta Estratégia alcance o resultado desejado:
1º) posicionar o site de forma eficiente nos mecanismos de busca
2º) oferecer conteúdo qualificado (referencial e atualizado)
3º) segmentar seu público-alvo pelo perfil de comportamento e/ou áreas de interesse
4º) desenvolver uma freqüência ativa no relacionamento digital com o Mercado
Aliado a possibilidade de medir TODOS os resultados de qualquer ação de WEB Marketing, temos aqui a verdadeira Evolução na forma de Comunicação das empresas.
O resultado prático destas ações de WEB Marketing será um site com excelente audiência de um público segmentado e qualificado e feliz pelas informações que a sua empresa oferece. Se todos estas ações forem implementadas de forma efetiva, você terá não só clientes, mas clientes satisfeitos.
Mas... CUIDADO!!!!!
WEB Marketing são ações feitas EXCLUSIVAMENTE através da Internet.
E se você olhar para a WEB verá que poucas, muito poucas empresas utilizam o WEB Marketing para atingirem o sucesso no mundo virtual.
A grande maioria investe fora da WEB para atrair potenciais clientes. Para nós um grande erro e um ENORME desperdício de oportunidades como colocamos acima. Se todo mundo sabe que na Internet o investimento é muito mas muito menor e todas as ações podem ser mensuradas, porque não explorarem esta possibilidade ??
A resposta, se me permitem a ousadia, está clara como a água que bebemos todos os dias.
A Internet é uma criança de apenas 10 anos de idade no Brasil. E os profissionais que comandam as empresas, as agências de publicidade, os veículos de comunicação ainda estão atrelados aos antigos meios de comunicação. Tiveram sua formação profissional ANTES da Internet. Não se reciclaram, não evoluíram digitalmente. Muitos mal sabem enviar e-mails.
Que dirá fazer e-mail marketing, criar campanhas digitais de Relacionamento.
E ai perdem oportunidades....vêem empresas de sucesso surgirem do nada....vêem profissionais conquistando espaço no mundo dos negócios. Qual a diferença ???
Alguns conseguiram entender como funciona o WEB Marketing e estão aproveitando o máximo esta nova forma de comunicação...
E outras empresas continuam atreladas ao fax, ao telefone....as visitas comerciais....
Pense no WEB Marketing como uma Evolução na forma de comunicação da sua empresa e o sucesso será alcançado.
* artigo de Paulo Roberto Kendzerski - diretor de MKT da WBI Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário