quinta-feira, setembro 20, 2007

A MODERNA AGÊNCIA DE PUBLICIDADE

PROPAGANDA OU MARKETING?

Bem sabemos que divulgar algo de alguma maneira é uma forma de se fazer propaganda.

O mundo da publicidade é algo complexo e vai muito além do glamour de modelos, premios internacionais e o status que um publicitário alcança.

Propaganda nada mais é do que uma ferramenta de marketing e saber usar adequadamente esta ferramenta é que vai ditar se um produto ou marca terá sucesso de aceitação e compra por parte do público receptor.

Qual o perfil que uma agência de propaganda moderna deve adotar?

Antigamente criar anúncios e comprar mídia eram os objetivos fundamentais de uma agência.

Com o passar do tempo, a evolução tecnológica, a diversificação dos meios de comunicação e a informática fizeram com que novas necessidades de abordagem e um melhor conhecimento das necessidades e desejos do público consumidor fossem desenvolvendo novas áreas dentro da comunicação empresarial.

Uma agência de publicidade atual e moderna deve oferecer a seus clientes muito mais do que criação e compra de mídia.

O leque de ferramentas é extenso e dominar por completo todas as opções e oferecer um serviço completo é o caminho a ser tomado.

Pesquisa de mercado, planejamento de marketing, plano de comunicação, plano de mídia, ações promocionais, ações no ponto de venda, trade, webmarketing, multimídia, broadcasting para celulares e ipods, outdoor, indoor, marketing direto, branding, logística, canais de vendas, marketing de relacionamento, endomarketing, análise de mercado, design e desenvolvimento de produtos e etc.

A qualificação de um bom profissional de agência hoje passa pelo amplo conhecimento de todas as ferramentas fundamentais que foram citadas acima ( me perdoem se falhei em alguma ).

O perfil deste profissional deve obrigatóriamente ser completo, conhecer genéricamente mas com profundidade cada tema.

Com isto a agência toma a iniciativa no oferecimento de um mix de serviços mais amplos e que permitem que o cliente não tenha necessidade de ir buscar em terceiros aquilo que não encontra no seu principal parceiro de negócios.

Aliás, ser o principal parceiro nos negócios é o grande caminho para uma agência moderna.

Detectar novas oportunidades, otimizar os investimentos, participar dos lucros, desenvolver novos caminhos, planejar conjuntamente, analisar internamente e externamente as ações desenvolvidas pelo cliente e gerar diagnósticos.

Ser o cliente sem ser o cliente.

Difícil de se realizar?

Certamente não.

Talvez dentro de uma estrutura física única ou dentro de uma só marca prestadora de serviços estas ações conjuntas não sejam assim tão faceis de se realizar.

Mas no meu ponto de vista, ser visto pelo cliente como somente um e único prestador de serviços é a opção mais correta em vez da opção que muitas estão tomando com a criação de holdings com várias estruturas independentes mas debaixo de um mesmo guarda-chuva.

A lucratividade do negócio da publicidade não é mais determinada pela veiculação de campanhas, o foco lucrativo foi ampliado para a prestação de serviços complementares.

Mais do que fazer propaganda uma agência moderna deve fazer marketing total para seus clientes.

Como acontecerá esta transformação?

Em passos muito lentos.

Uma ou outra grande agência já enxergou este caminho mas fez a opção de criar uma holding com vários filhotes satélites girando em volta.

O futuro dirá qual o melhor caminho.

Um comentário:

Marcio do Canto disse...

Concordo Plenamente.