Afinal, o que é Marketing Promocional?
A definição adotada pela AMPRO é: Atividade do marketing aplicada a produtos, serviços ou marcas, visando, por meio da interação junto ao seu público-alvo, alcançar os objetivos estratégicos de construção de marca, vendas e fidelização.
Mas fica patente a confusão de terminologias e conceitos junto ao público contratante ou mesmo entre as agências especializadas. Antes, ninguém tinha vergonha de ser uma agência de Promoção de Vendas. Hoje, isso parece pouco, embora, paradoxalmente, nunca se valorizou tanto o resultado, o ROI e, em última instância, o objetivo incremento de vendas gerado por uma atividade promocional.
Por outro lado, alguns termos ainda utilizados por parte do mercado são abominados. Exemplos: below the line, no media, no advertising. Afinal, quem, em sã consciência, quer ser chamado de no ou below.
Uma proposta de nova denominação para o que fazemos, lançada por um dos painelistas, parece merecedora de uma atenção especial: Marketing Services ou Serviços de Marketing. Aliás, é assim que os grandes grupos internacionais começam a chamar suas agências “no” advertising.
Não há dúvida: o Marketing Promocional é a bola da vez
Alguns dados apresentados no encontro confirmam o que o mercado já deixa transparecer: o Marketing Promocional está em ebulição. Só para citar alguns:
- Estima-se que os investimentos no Marketing Promocional devem superar R$ 23 Bilhões em 2007.
- O número de agências especializadas passou de aproximadamente 168, em 2006, para 220, em 2007.
- Em pesquisa realizada pelo Ibope Solutions, sob encomenda da AMPRO, 68% dos decisores de Marketing declararam intenção de aumentar investimento em atividades do Marketing Promocional.
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