segunda-feira, outubro 08, 2007

MARKETING ESPORTIVO

ESPORTE NO MARKETING OU O MARKETING DO ESPORTE?


Esta é talvez uma das maiores dúvidas na aplicação desta poderosa ferramenta de marketing promocional.

E como a maioria das ferramentas de marketing suas aplicações e efetividade ainda são tratadas de forma amadora e com pouco conhecimento no Brasil.

Podemos separar marketing esportivo em 3 conceitos ou aplicações distintas:


- Marketing de Eventos Esportivos

São ações promocionais com a organização direta de eventos onde o esporte é o principal atrativo.

Exemplos: Copa do Mundo de Futebol, Olimpíadas, Torneios de Tenis e etc.



- Marketing de Marcas Esportivas

São ações praticadas por clubes ou marcas de produtos esportivos.

Exemplos: Publicidade de marcas como Nike, Umbro, Adidas e ações de marketing desenvolvida por clubes como Flamengo, São Paulo, Internacional e etc.


- Marketing Esportivo Promocional

São estratégias onde qualquer produto ou marca são promovidos através de ações de esporte.

Exemplos: Compra de cotas de patrocíno de eventos esportivos, organização direta de um evento onde a marca do produto é associada ao nome do evento.

No Brasil existem algumas empresas que tem seus nomes lembrados imediatamente quando se fala em marketing esportivo.

Elas organizam eventos ou vendem espaço publicitário em praças de esportes.

Mas o conceito fundamental de marketing esportivo é utilizar o esporte como meio de divulgação de uma marca institucional ou de produto.

O esporte talvez hoje seja o principal agregador de massas no mundo todo.

Através do esporte se difundem cultura e ideiais, a união e paz entre povos são promovidas com extrema facilidade, a globalização e massificação de uma determinada modalidade é facilitada com a utilização correta dos meios de comunicação numa interação entre línguas e povos de diferentes idiossincrasias.

O esporte em resumo agrega e promove com extrema facilidade.

Desta forma ter uma marca associada ao esporte como promotora, patrocinadora ou organizadora trás sempre resultados muito positivos para sua imagem.

O governo federal descobriu esta fórmula mágica há alguns anos quando liberou algumas estatais para utilizar o esporte como maior meio de divulgação de marcas, produtos e serviços.

Petrobrás, Correios, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal certamente são hoje as marcas mais fortes associadas ao esporte mesmo tendo suas ações dirigidas a modalidades tão distintas.

A Petrobrás tem sua imagem vinculada de forma agressiva a modalidades populares e outras mais elitizadas.

Patrocina o Flamengo no futebol, promove a Formula 1, atua em outros esportes como Surfe, Tenis e Handebol.

Quais os benefícios que esta intensa atividade promocional através do esporte trazem para a imagem da empresa?

Estas ações aumentam sua participação no mercado?

O índice de recall associa diretamente a marca e seus produtos ao esporte?

Ou simplesmente o alto volume de verba disponível permite a pulverização da marca atravéz de um amplo conjunto de ações?

Quem é o maior beneficiado na questão Petrobrás?

A imagem da empresa?

A imagem de seus produtos?

Ou sua associação ao governo federal capilaliza mais para imagem política de governantes e administradores?

Eu particularmente gosto muito da forma como a Petrobrás cuida da sua imagem e como ela consegue estar presente em tantos esportes e não se tornar vulgar ou sem identidade.


Abaixo seguem algumas imagens de esportes patrocinados pela Petrobrás.



Quem sabe possamos todos aprender um pouco mais com quem sabe fazer direito, coisa rara numa entidade governamental.

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