Já não é de hoje que se apregoa a importância das ações no PDV.
Aquela história de que mais de 2/3 das decisões de compra acontecem no PDV não é novidade. O que percebemos agora é um movimento mais sólido, tanto da parte dos clientes como das agências.
Nos clientes, as estruturas de Trade Marketing ganham peso e verbas: na pesquisa realizada pela AMPRO, as ações no PDV estão no topo do ranking de atividades de Marketing Promocional mais planejadas para o futuro.
Fala-se muito da carência de profissionais especializados no Marketing Promocional.
Praticamente inexistem cursos de formação na área.
Em pesquisas realizadas, identificou-se que há 443 cursos de Publicidade e Propaganda, 341 de jornalismo, 131 de RP e, aparentemente, apenas 1 de Marketing Promocional.
Constata-se porém uma crescente glamourização da atividade com conseqüente aumento de interesse de profissionais que migram da Propaganda para a área, mas a formação acontece mais “na raça”, na prática, na luta do dia-a-dia.
Sempre que posso, tenho motivado estudantes indecisos a acreditarem no potencial do Marketing Promocional.
Com certeza, teremos uma onda de interesse crescente vindo por aí.
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