Agência de Marketing Promocional: protagonista ou coadjuvante?
Antes soberanas no marketing mix e com assento garantido à mesa do planejamento estratégico de comunicação e marketing dos clientes, as agências de propaganda se defrontam com nova realidade: os clientes não aceitam mais propostas carregadas de investimento em mídia tradicional.
Um CEO de uma grande empresa certa vez se posicionou de uma forma definitiva perante suas agências: “Eu não sou um anunciante.
Eu sou fabricante de bens que precisam encontrar destino em consumidores, de forma a garantir rentabilidade da minha empresa. Os meios para isso são os mais variados e não devemos apenas pensar em anunciar.”
Posturas como esta fazem as agências de propaganda se auto denominarem de outras formas, tais como: Comunicação Integrada, Full Service, 360° e por aí afora.
Mas o problema é que entre a promessa e a prática existe um abismo.
Não é fácil sair dos processos repetitivos e rentáveis da Propaganda e partir para ações multifacetadas e complexas do Marketing Promocional.
As agências tradicionais – de Propaganda – até podem ter boas idéias no campo do Marketing Promocional, mas, ao tentarem praticá-las com suas próprias forças, têm uma enorme chance de fracasso.
A pesquisa da AMPRO mostra que 78% dos clientes acham que Promo não é um negócio das agências de Propaganda.
Mas é preciso que as empresas, antes anunciantes e agora contratantes de soluções completas de marketing, encontrem nas agências de Marketing Promocional seus parceiros ideais do planejamento estratégico de Marketing.
Para que passem de coadjuvantes ou caudatários das agências de propaganda, os players do Marketing Promocional mais ambiciosos precisam se posicionar como capazes de liderar, sim, um planejamento global, centrado em soluções e atividades que priorizem a ativação e o engajamento e não somente comuniquem marcas e produtos.
Se a atenção – e verba – do cliente está maior em atividades de Marketing Promocional do que em Propaganda, é natural pensar que as agências mais estruturadas do segmento possam, sim, tornar-se protagonistas no Marketing Mix.
Seguem abaixo alguns exemplos de agência de mkt promocional:
- Promoção full service
- Especializadas
- Comunicação Integrada (com foco em Promo)
- Comunicação Integrada (com foco em Propaganda)
- Serviços de Marketing
- Grupo full service (com especializadas sob seu “guarda-chuva”)
A conclusão, no entanto, é que o modelo ideal ainda é uma incógnita e espera-se ainda muita “bateção de cabeça” por aí.
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