O FUTURO DA PUBLICIDADE
Mídia vem do latim "MEDIA" que é a palavra determinada para significar o plural de meios.
Desde os tempos mais remotos o homem busca formas para se comunicar e propagar mensagens.
Pinturas rupestres nas paredes de cavernas, hieróglifos nas Pirâmides do Egito,a escrita em pedras como os 10 mandamentos recebidos por Moisés, sem falar nos antigos arautos, homens de voz potente que em lugares altos proclamavam as notícias de reinos e condados.
O homem tem uma extraordinária capacidade para descobrir novos meios de comunicação e expressão.
Veio a imprensa, o telégrafo e o telefone, depois o rádio e o cinema, em meados do século XX a televisão, depois os computadores, celulares, internet e etc.
Hoje somos abordados por uma gama tão variada de mídias que o próprio mercado de comunicação e publicidade com o passar do tempo se incumbe de ir limpando os rastros de saturação e poluição da comunicação.
Um forma natural de selecionar meios mais modernos e com tecnologia mais avançada.
Os profissionais da propaganda e do marketing de comunicação empresarial tem uma grande responsabilidade na efetivação e na seleção e aceitação de novos meios bem como na exclusão daqueles que não devem mais devem permanecer.
O profissional de mídia nos dias de hoje tem por obrigação estar atualizado e acompanhar os rumos tecnológicos dos meios de informação e buscar apresentar em seus projetos e planos os melhores caminhos para o cliente se comunicar com o mercado e não os mais rentáveis para agências e veículos como normalmente acontece.
No mundo inteiro o meio Rádio ainda é o mais popular, suas fronteiras são praticamentes inexistentes além do menor custo operacional.
Em seguida temos a televisão e os meios impressos e entre eles podemos incluir o Outdoor, forma genérica para nos referirmos à mídia exterior.
E hoje certamente a internet e os celulares multi-uso são os meios mais avançados e que crescem em produção e propagação numa velocidade avalaçadora.
Mas, como nos deparar com a seletividade em curso?
Quais os rumos que os meios tradicionais tomarão?
A mídia exterior aos poucos vai desaparecendo no seu formato tradicional, nas cidades com legislações contra a poluição visual este meio praticamente está extinto.
O jornal talvez seja o meio mais defasado pois por uma mera questão de produção e execução, ele está 24 horas atrasado em relação às informações que serão publicadas em suas edições.
A televisão busca atrair público não só apresentando modelos de aparelhos mais funcionais e modernos mas também se aprimorando e se mantendo atualizada na qualidade de informação.
Certamente a Internet e os celulares no formato smartphone são os meios que mais evoluriam nos últimos tempos, ganhando espaço mesmo nas camadas da sociedade com baixo poder aquisitivo.
Se fizermos uma avaliação rápida em torno de nossa própria vida iremos verificar que o número de leitores de mídia impressa cai vertiginosamente, que os ouvintes de rádio migraram rapidamente para os Ipods onde eles mesmos podem selecionar e qualificar aquilo que querem ouvir.
Nas residências a audiência dos telejornais é absolutamente decrescente pois a maioria já chega ao horário da programação com o conhecimento da informação que foi buscada na Internet durante o dia.
Estamos numa nova fase de seleção de meios, uma revolução cultural silenciosa e devemos estar cientes que não é a tecnologia embarcada que determina o rumo que determinada mídia irá tomar mas sim a rapidez, qualidade e quantidade do conteúdo da informação que fará esta seleção excluir meios obsoletos e aceitar meios mais produtivos.
Temos uma grande responsabilidade nas mãos, todos nós homens de comunicação, da propaganda e do marketing.
Avaliar corretamente a qualidade e eficiência do meio deve ser nosso caminho natural, devemos nos desprender do mercantilismo, dos vícios de mercado, das mesmisses dos planos de mídia.
Os meios de comunicação incluindo as mídias informativas e de entretenimento passam por esta revolução e nós fazemos parte deste processo.
Talvez em muito pouco tempo a mídia impressa tenha desparecido totalmente, o rádio tenha sido absorvido pelos Ipods e celulares multifuncionais, a televisão fatalmente se transformará num meio exclusivamente dedicado ao entretenimento e a Internet, será o grande agregador de mídias, pois nela e por ela passam todas as informações em formato de vídeo, áudio e escrita que nos alimentam dia após dia.
Recicle seus conceitos e evolua com o mercado!
Um comentário:
Nossa parabéns pela visão que exploras sobre a mídia, feçamos uma revolução antes que venha a tv digital e faça por nós.
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