domingo, agosto 12, 2007

FERRAMENTAS DE MKT - 2

TRADE MARKETING

Dando continuidade à série de artigos nesta semana falaremos sobre o TRADE, esta importante ferramenta e suas aplicações.

Abaixo uma prévia com uma significante consideração:

Relacionamento com os clientes (Vendas e Trade Marketing)

O fundamento do processo de Relacionamento com Clientes sempre será a relação com o cliente. Neste processo estão inseridas as seguintes atividades:

· Vendas.

· Trade Marketing.


A área de Vendas é a responsável por aspectos como vender, negociar e planejar, de modo que o negócio seja sempre lucrativo para a empresa e para o cliente. O produto deve estar sempre acessível para todos os consumidores, nos diferentes pontos de venda - das grandes redes de supermercados até as pequenas “lojinhas”, com um preço esperado dentro da estratégia traçada.

Trade Marketing é responsável por dar suporte e apoiar as negociações com os clientes e colocar em prática as estratégias de marketing nos pontos de venda. Para isso, desenvolve e implementa promoções, recomenda condições comerciais (descontos), planeja planos de crescimento para os clientes, busca novas oportunidades de distribuição para os produtos e estuda o comportamento de compra dos consumidores, entre outras coisas.

Como o processo de Relacionamento com Clientes proporciona valor ao consumidor, logicamente existem contatos estreitos com o processo da Cadeia de Suprimentos, que está envolvido em trazer os produtos

Nenhum comentário: