Dando continuidade à série de artigos nesta semana falaremos sobre o TRADE, esta importante ferramenta e suas aplicações.
Abaixo uma prévia com uma significante consideração:
Relacionamento com os clientes (Vendas e Trade Marketing)
O fundamento do processo de Relacionamento com Clientes sempre será a relação com o cliente. Neste processo estão inseridas as seguintes atividades:
· Vendas.
· Trade Marketing.
A área de Vendas é a responsável por aspectos como vender, negociar e planejar, de modo que o negócio seja sempre lucrativo para a empresa e para o cliente. O produto deve estar sempre acessível para todos os consumidores, nos diferentes pontos de venda - das grandes redes de supermercados até as pequenas “lojinhas”, com um preço esperado dentro da estratégia traçada.
Trade Marketing é responsável por dar suporte e apoiar as negociações com os clientes e colocar em prática as estratégias de marketing nos pontos de venda. Para isso, desenvolve e implementa promoções, recomenda condições comerciais (descontos), planeja planos de crescimento para os clientes, busca novas oportunidades de distribuição para os produtos e estuda o comportamento de compra dos consumidores, entre outras coisas.
Como o processo de Relacionamento com Clientes proporciona valor ao consumidor, logicamente existem contatos estreitos com o processo da Cadeia de Suprimentos, que está envolvido em trazer os produtos
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