segunda-feira, agosto 27, 2007

AÇÕES NO PDV


GUIA BOMBRIL PARA PROMOTORES

Ao iniciar um projeto de promoção e merchandising para um ponto-de-venda, deve-se aparar todas as arestas que possam interferir no processo.

Para isso, as organizações deverão estar muito bem estruturadas para iniciar as operações, de forma a conseguir monitorar as informações e as ocorrências de campo, fornecer todo o material de apoio para o desenvolvimento dos trabalhos das suas equipes, acompanhar e analisar todos os relatórios estatísticos e analíticos mensais, disponibilizar pagers e linhas telefônicas (DDG 0800) exclusivas para as equipes, manter promotores SOS para eventualidades, orientar corretamente a equipe quanto à exposição dos produtos/materiais promocionais, bem como providenciar depósitos para estocagem de todo material promocional envolvido no projeto.

Além destes pontos, outro aspecto importante que deverá ser observado de forma criteriosa, é os profissionais que estarão envolvidos neste processo, no caso, especificamente, os promotores.

À estes profissionais cabe: verificar os estoques, acompanhar a falta dos produtos no PDV, manter e ampliar os espaços dos produtos nas gôndolas, confeccionar pilhas e ilhas, fazer pesquisas de preços e ações dos concorrentes, observar o fluxo da loja e aplicar o material de merchandising.

Abaixo segue um guia pratico divulgado pela BOMBRIL para seus promotores:


Ações Imediatas e Precauções do PDV

Ao iniciar o seu trabalho no ponto-de-venda procure estabelecer prioridades de abastecimento, sempre levando em consideração o melhor espaço para exposição dos produtos, além de um posicionamento adequado.

Verifique produtos em falta e reponha-os. Caso não exista em estoque comunique-se com o vendedor. Cuidado para não deixar espaços vagos na prateleira, e não esqueça de retirar os produtos fora de validade. Lembre-se também que é trabalho do promotor verificar e comparar os preços da concorrência, informando qualquer alteração ao vendedor.

Nas promoções

Sempre que houver uma ação promocional no ponto-de-venda, procure negociar com o gerente pontos de exposição extras de preferência selecionando locais/prateleiras com maior fluxo de consumidores. Caso seja possível construir uma ilha, utilize todo o material de merchandising disponível e tente expor os produtos o mais próximo dos check-outs.

No Uso de Displays

Procure montar o display em local aberto e de preferência onde haja o maior fluxo de consumidores. Não esqueça de mantê-lo sempre abastecido e bem sinalizado, utilizando cartazes, adesivos, folhetos, etc. Evite misturar produtos de outras marcas no display, pois isso pode confundir o consumidor na hora da compra.

Embalagens Avariadas

É muito importante estar atento a toda e qualquer avaria nos produtos em exposição no ponto-de-venda. Embalagens rasgadas ou abertas e produtos com lacre violado devem ser removidos imediatamente da gôndola e substituídos por outros em perfeitas condições.

Agindo desta maneira você estará evitando que os consumidores acabem levando produtos danificados para casa.

Reposição de Produtos

Ser rápido na reposição de produtos no ponto-de-venda é fundamental para o sucesso do seu trabalho. Portanto esteja sempre atento no fluxo de consumidores que passam pela gôndola principalmente quando houver uma ação promocional na loja, pois isso é sinal de que o giro do produto irá aumentar.

Confirme se existe uma boa quantidade de produtos para reposição em estoque.

Um comentário:

Anônimo disse...

É importante também que o promotor deve estar padronizado com camisa da promoção ou marca, boa aparencia como maquiagem usando as cores corretas da marca e uma ótima abordagem para não pressionar o consumidor.
Grato!
Simon Queiroz
Coordenador de Merchandising - Gerencial Brasil