terça-feira, agosto 21, 2007

O FUTURO DAS AGÊNCIAS

PROPAGANDA OU MARKETING?

Este é um assunto que eu particularmente gosto muito de discutir e expor minha opinião.

Quem exerce um cargo de direção ou já foi dono de agência de propaganda sabe que o negócio da publicidade não é mais rentável quanto antigamente.

Desde que os clientes iniciaram uma luta travada contra as comissões de 20% sobre veiculação e 15% sobre produção a lucratividade do negócio decresceu de forma vigorosa.

O mercado tem passado por variações de atitudes e nisto podemos incluir a grande necessidade das empresas de desenvolverem para seus produtos e marcas campanhas de comunicação mais dirigidas e menos abrangentes.

O leque de ferramentas de marketing disponível hoje para os profissionais está muito maior e permite ações diferenciadas com menos custo, saindo da mesmisse das campanhas ortodoxas que levam a comunicação de um produto/marca somente através de meios básicos como TV e Imprensa.

Aliás, minha proposta de apresentar uma série de artigos sobre FERRAMENTAS DE MKT tem como objetivo ampliar a visão e o conhecimento de profissionais de agências e do marketing.

Como a lucratividade diminuiu consideravelmente as agências hoje, e mui tardiamente, estão descobrindo outras formas de ganhar dinheiro ampliando sua prestação de serviços num formato multi-facetado de negócio ou seja, o principal negócio que é a propaganda continua mas outros negócios em forma de satélites começam a surgir.

Associações importantes e fusões grandiosas estão acontecendo no mercado e tudo isto bem pertinho de nós, não precisamos ir além mar para vislumbrar estas mudanças.

Acho tudo isto extremamente positivo pois se existe algo que sempre defendi e sempre procurei desenvolver em minha carreira é o pleno e amplo conhecimento de tudo aquilo que está disponível para se realizar um bom trabalho.

Em outros artigos já abordei este assunto:

- o mídia não pode mais somente vender espaço em cima do planejamento do cliente, ele tem que ser criativo e apresentar alternativas criativas.

- a criação não pode mais ficar isolada dentro de uma bolha chamada TV/REVISTA, tem que ter uma visão amplificada de tudo aquilo que há disponível no mercado para se fazer uma comunicação dirigida com melhores resultados práticos, os Leões de Ouro da vida não garantem lucratividade para nenhuma marca.

- o atendimento deve hoje se tornar o coração pensante; incrível este termo coração pensante mas é isso mesmo, raciocinar com sensibilidade. Na minha opinião o profissional de atendimento que não tiver uma visão e conhecimento de todas as ferramentas de MKT à sua disposição, que não aprimorar e aprofundar seu interesse por novas opções de mídia e que não se dispuser a ter o mesmo nível de conhecimento sobre as marcas e produtos trabalhados da mesma forma que o marketing de seu cliente, este profissional está totalmente fora do mercado.

Um agência de propaganda moderna não pode mais viver exclusivamente do planejamento estipulado na virada do ano e que já prevê qual será seu faturamento, todos os profissionais envolvidos devem ser hábeis vendedores, diversificar seu conhecimento, interagir de forma mais agressiva internamente e também com seu cliente.

Sustentando este ponto de vista quero reforçar que o atendimento é a peça vital e fundamental neste processo pois o profissional de qualidade e diferenciado deve asumir uma postura como se fosse o próprio cliente dentro da agência.

Algumas grande agências estão hoje neste processo de mudança assumindo uma postura mais complexa mas, porém, com uma amplitude de variáveis dentro do negócio que permitirão resultados com mais qualidade para seu clientes.

Espero que aqui no Blog P&M você possa encontrar alguns destes caminhos para aprimorar seus conhecimentos e usando a palavrinha chave da moda, "agregar valor" ao seu prório produto, Você.

Nenhum comentário: