quarta-feira, agosto 02, 2006

TROCA-TROCA NO MERCADO

VOLATILIDADE NO SEGUNDO SEMESTRE

Temos visto nestes últimos dias uma grande movimentação no mercado publicitário.

Clientes trocando suas agências, agências conquistando novos clientes e principalmente muita contratação em todos os níveis.

Boas novas evidentemente, mas neste intenso troca-troca de clientes entre agências fica aqui uma questão:

-Porque as empresas que atuam no mercado brasileiro trocam tanto seus parceiros publicitários em tão pouco tempo de parceria?

Muitos vão dizer que existe uma grande estabilidade no mercado se olharmos para algumas grandes marcas e seus casamentos perfeitos com seus prestadores de serviços mas, na sua maioria me parece que as empresas atuam de forma semelhante aos clubes de futebol, estão impacientes com seus técnicos, querem resultados imediatos, não se dedicam a desenvolver estratégias de médio e longo prazo.

É claro que quando determinados mercados estão desfavoráveis a concorrência fica mais acirrada e a cobrança se torna imediata mas quando se fala de investir milhões e milhões em pesquisa, criação e mídia, as empresas devem sim cobrar as agências mas primeiro devem olhar para suas estratégias de marketing e aqueles que as comandam.

Não será ali que a ferida está aberta?

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