quinta-feira, agosto 24, 2006

OUTDOOR E CIA

MÍDIA EXTERIOR

O mercado de mídia exterior anda movimentado e preocupado com seu futuro neste momento delicado de interferência dos governos com a implantação de novas leis de regulamentação da exposição de painéis externos.

Espero que legisladores e governos raciocinem não somente com a caneta e seus interesses pessoais, mas também com sensibilidade e profissionalismo, sabendo que existe hoje no Brasil um grande mercado que trabalha dependente da veiculação de publicidade nos vários formatos que a mídia exterior oferece e simplesmente extinguir este meio de comunicação não irá dar solução para os problemas de poluição visual de nossas cidades.

Não podemos nos esquecer que a exposição de publicidade em painéis, outdoors e etc é uma forma de comunicação que vem sendo praticada em todos os cantos do mundo há anos.

No Brasil e especificamente na cidade São Paulo este meio expandiu-se de maneira rápida e desordenada mas o que em nosso País tem ordem?

É evidente que impor regras é importante e ordenar seu cumprimento é obrigação de qualquer governo, seja federal, estadual ou municipal.

Milhares de pessoas dependem direta ou indiretamente da Mídia Exterior e acho sinceramente que não somente os empresários do meio e seus funcionários deveriam se movimentar em defesa de seu ganha pão, mas publicitários, jornalistas e marketeiros deveriam aderir ao movimento de manutenção desta mídia e sugerir alternativas para contribuir com a limpeza do visual de nossas cidades.

Se aplicarmos o raciocínio de extinção desta mídia por contada poluição visual à outras mídias, o governo deveria lutar com a mesma força pela limpeza do conteúdo das programações de televisão que invade nossos lares lançando lixo e mais lixo diariamente diante de nosso olhos.

Será que o os governos teriam coragem de enfrentar os grandes da mídia eletrônica ou a retórica da limpeza visual tem outros interesses?

Fica aqui meu protesto contra esta atitude ditatorial de legisladores e governantes que pouco tem se importado com a repercussão direta na vida de milhares de famílias.

Parece-me que algo não caminhou bem nas relações entre empresários de mídia exterior e os últimos governos, ou porque os empresários não souberam fazer um lobby mais ostensivo ou os governos não levam em conta este mercado como potencial gerador de receita oficial e não oficial.

Para bom entendedor meio outdoor basta!

Até a próxima semana.

Ah! Vou alugar o telhado da minha casa, quem pagar mais pode anunciar. Tabela cheia hem!

*artigo de George Geara publicado no site Rádio Agência em 23/08/06

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