A PUBLICIDADE E O FUTEBOL
Nem só de anúncios na mídia vive a relação entre a propaganda e o futebol.
De alguns anos pra cá os anunciantes iniciaram uma nova era nas relações entre o esporte e a publicidade inclusive determinando que seus profissionais de marketing tenham um maior conhecimento sobre o assunto para que desta forma ninguém se aventure a desenvolver campanhas ou planos de marketing sem saber exatamente qual linguagem e quais meios devam se utilizar para levar a comunicação de suas empresas e produtos para o público que não somente consome mas de alguma forma vive em torno do esporte.
É certo que muitos erros foram cometidos nestes tempos em que campanhas sem criatividade ou planejamento estratégico decente tentaram conquistar espaço no mercado para os produtos anunciados mas hoje o consumidor está muito mais crítico e sabe bem avaliar os conceitos empregados.
Hoje em dia não é mais somente a fantasia vendida numa campanha que conquista ou consolida mercados.
Estampar a marca de um produto/empresa na camisa de um clube ou associar a imagem de atletas a produtos específicos tornou-se hoje o básico desta relação de venda para o consumidor.
Ações promovidas por profissionais aficcionados pelo esporte podem muitas vezes trazer novas idéias e novos formatos de “approach” e fidelização de marcas.
Estou falando de uma ação específica que foi planejada e colocada em prática por dois grandes profissionais do mercado de agências de propaganda que uniram a paixão pelo clube que torcem a mecanismos de marketing com a intenção de promover o resgate da imagem na marca/nome do clube perante seus torcedores.
Refiro-me à iniciativa de Flávio Conti e Flávio Resende, ambos palmeirenses fanáticos e ambos DPZ fanáticos, de promoverem ações de comunicação para resgatar a desgastada imagem de seu Palmeiras diante de torcedores novos e antigos.
Não vou aqui entrar nos detalhes destas ações mas certamente os resultados já estão sendo colhidos pois além deste projeto estar sendo desenvolvido com profissionalismo a dose de conhecimento e paixão pelo esporte é que está fazendo a grande diferença.
Atitudes como esta de Conti e Resende tem respaldo em ações semelhantes promovidas por grandes empresários americanos e europeus que por pura paixão decidiram colocar seus conhecimentos profissionais a favor do esporte, evidentemente sempre levando em conta seus clubes ou esportes preferidos.
É claro que nossa realidade difere dos mercados estrangeiros principalmente pelo grande volume de dinheiro que as empresas investem no esporte, e não me refiro aqui somente à veiculação de campanhas na mídia mas fundamentalmente pelos investimentos que as empresas fazem no esporte sempre com a visão do desenvolvimento e crescimento do homem através esporte.
Fica aqui meu voto de louvor a estas ações promovidas por estes “palestrinos” e espero que alguns dias grandes “Santistas” também decidam se movimentar pelo resgate da imagem e da história do meu glorioso Santos Futebol Clube.
Até a próxima semana e viva o Santos!
Um Blog criado para publicitários, empresas de eventos e agências conhecerem as tecnologias interativas disponíveis para eventos, feiras e campanhas promocionais. Aqui Geara divulga as ações criadas por sua agência, a G&G Interativa. Você pode fazer a locação de monitores touchscreen, totens com monitores touch, vitrines e mesas interativas, videowall interativo, realidade aumentada e solicitar a criação de projetos interativos, aplicativos touch para Windows, Ipads e muito mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário