sábado, maio 17, 2008

USP e Santander oferecem 1.135 bolsas de estudo

O Santander Universidades, em parceria com a USP (Universidade de São Paulo), oferece 1.135 bolsas de estudos para alunos e professores da universidade. Há oportunidades em quatro programas: ¡Vale!; Luso-brasileiro; Cátedras Ibero-americanas e Rede de Macrouniversidades da América Latina e Caribe. Para participar os interessados devem contatar a instituição paulista e verificar o calendário de inscrições.

Este ano, para o curso on-line de espanhol ¡Vale! serão concedidas 1.000 bolsas para professores. Além disso, o convênio prevê, até 2010, a distribuição de outras 4.000 vagas para estudantes. No programa Luso-brasileiro, 15 alunos da USP receberão auxílio para estudar por seis meses em universidades portuguesas a partir do segundo semestre deste ano.

O programa Cátedras Ibero-americanas oferece 20 bolsas para professores participarem de programas de intercâmbio com universidades de Portugal, Espanha e da América Latina. Os participantes terão oportunidade de realizar estudos e pesquisas no período de seis meses favorecendo a sua formação técnica e científica.

Já a Rede de Macrouniversidades da América Latina e Caribe irá beneficiar 100 alunos de pós-graduação. A iniciativa possibilita que os participantes aprimorem seus conhecimentos em universidades latino-americanas e do Caribe. As bolsas têm duração de três a cinco meses.

Outras iniciativas

O Santander Universidades e a USP são parceiros em diversas outras iniciativas educacionais. Para se ter uma idéia, desde 2001, a parceria já ofereceu um total de 6.500 bolsas de estudo. Além das iniciativas já citadas, há ainda os programas de Pré-Iniciação Científica, de Iniciação Científica e o programa Jovem Jurista.

O Programa de Pré-Iniciação Científica - realizado em parceria da Secretaria Estadual de Educação - possibilita que alunos do Ensino Médio de escolas públicas de São Paulo, com idade entre 15 e 18 anos, convivam com o ambiente científico e freqüentem laboratórios da universidade até o fim deste ano. A iniciativa beneficiará 400 jovens.

A Pró-Reitoria de Pesquisa da universidade oferece também bolsas de Iniciação Científica que beneficiarão 600 estudantes de cursos de graduação até 2010. Desenvolvido desde 1992, o programa tem como objetivo possibilitar aos estudantes a convivência com os métodos científicos, complementando sua formação acadêmica e aprimorando seu conhecimento e preparo para a vida profissional.

O Jovem Jurista disponibiliza 120 bolsas para alunos do quinto ano da Faculdade de Direito se dedicarem à elaboração de suas teses. O auxílio tem duração de seis meses. Além disso, o Santander reconhece anualmente as três melhores teses do ano com um prêmio de R$ 5 mil para cada vencedor.

Nenhum comentário: