A indústria de propaganda deve encarar de frente os novos desafios trazidos pela evolução técnológica e pelo comportamento do consumidor on-line. O alerta é do estudo “The End of Advertising as We Know It”, realizado pela IBM. De acordo com o documento, que pode ser acessado aqui (em PDF),o mercado de massa será substituído por uma cultura de nichos e pela personalização dos anúncios por meio de múltiplas plataformas. É o fim da equação conhecida: "basta um comercial na novela das oito e um anúncio de página dupla na principal revista semanal."
Entre essas plataformas, estão incluídas as técnologias móveis e as redes sociais. O documento detalha quatro movimentos principais que estão afetando a propaganda atual: controle da atenção, criatividade extrema, mensuração e inventário das ferramentas à disposição são. "Não há dúvidas sobre a mudança na propaganda e isso será radical se comparada a como a conhecíamos", diz o texto.
Além disso, o estudo destaca que 30% da receita total de publicidade será destinada para ações on-line em cinco anos. Atualmente, o Interactive Advertising Bureau (IAB) mostra um crescimento robusto desse segmento. A publicidade on-line faturou US$ 5,2 bilhões no terceiro trimestre de 2007, o que representa um aumento histórico de 25,3% se comparado ao mesmo período do ano passado. Contudo, ainda representa pouco no bolo total, girando entre 3% e 5% do total investido em publicidade.
Mesmo assim, a IBM alerta: "É imperativo planejar para as mudanças futuras, criar estratégias ágeis de entrega e novas capacidades antes de se aventurar a fazer propaganda como se conhece hoje".
Um Blog criado para publicitários, empresas de eventos e agências conhecerem as tecnologias interativas disponíveis para eventos, feiras e campanhas promocionais. Aqui Geara divulga as ações criadas por sua agência, a G&G Interativa. Você pode fazer a locação de monitores touchscreen, totens com monitores touch, vitrines e mesas interativas, videowall interativo, realidade aumentada e solicitar a criação de projetos interativos, aplicativos touch para Windows, Ipads e muito mais.
quarta-feira, janeiro 30, 2008
IBM prevê o fim da publicidade como conhecemos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário