quinta-feira, outubro 30, 2008

Dupla Rafaela & Maury

Licenciamento de produtos com foco nos adolescentes

RAFA E MAURY

 

A Angelotti Licensing & Entertainment Business é a agência responsável pelo licenciamento da nova dupla infanto-juvenil do mercado brasileiro: Rafaela & Maury, que ocupa um espaço na indústria fonográfica para público de 8 a 14 anos.

O mercado de licenciamento estava procurando uma propriedade para o ‘target’, antes ocupado com muito sucesso pela dupla Sandy e Junior. Rafaela e Maury são o novo sucesso da gravadora Universal para o público infanto-juvenil. O álbum de estréia foi lançado em setembro com um grande evento no Parque da Xuxa, em São Paulo, e a dupla iniciou divulgação e promoção no chamado “circuito TV”, com participação em vários programas de sucesso, como: Turma do Didi, Hebe Camargo, Eliana, Melhor do Brasil com Rodrigo Faro, Mulheres, Raul Gil entre outros.

“Já estamos em negociação com diversos fabricantes líderes de mercado em vários segmentos. R&M é uma propriedade que garante para as indústrias licenciadas retorno crescente para médio/longo prazo. Pretendemos em 2009 atingir cerca de 25 contratos assinados, com uma performance aproximada de R$ 100.000,00 de vendas no varejo”, explica Luiz Angelotti, diretor da Angelotti Licensing, empresa que tem o contrato de licenciamento da dupla.

O licenciamento da propriedade da dupla Rafaela & Maury prevê produtos nas linhas: escolar, vestuário feminino e masculino, acessórios, calçados, editorial, alimentícios e festa, entre outros.


Sobre a Dupla - Rafaela tem 7 anos e é considerada, no mundo publicitário, como a sósia da atriz Ana Paulo Arósio (fez o comercial da Embratel com a atriz em 2007). Maury tem 12 anos, é sobrinho de Chitãzinho e Xororó, primo da Sandy e do Júnior. A dupla mantém o site – http://www.rafaelaemaury.com.br/ Informações para imprensa sobre a dupla com a assessora de imprensa Luciana Raquel –(11) 7417-9990 ou 2839-5438.


LICENCIAMENTO DA DUPLA “RAFAELA E MAURY”

Angelotti Licensing & Entertainment Business – www.luizangelotti.com

Fonte – Luiz Angelotti   tel: (11) 2589-6061

ESPM realiza a II Maratona de Criação

ESPM

Competição entre estudantes de comunicação permite vivenciar a pressão das agências e do mercado de trabalho

Pouco tempo e muita criatividade. Estes são os elementos da II Maratona ESPM de Criação, que acontece a partir da meia-noite da sexta-feira, 31 de outubro, em parceria com a DPZ.

Durante 12 horas seguidas, sem nenhum contato com o mundo exterior, os estudantes  da graduação em comunicação e da Miami Ad School/ESPM irão desenvolver campanhas publicitárias. O briefing é sigilo absoluto e será divulgado no momento exato da largada, com a presença da agência e do cliente.

O principal objetivo da maratona é simular a pressão de mercado e do dia-a-dia das agências, promover a integração e envolvimento dos alunos com o job e reforçar a expertise em criação publicitária da Escola. O principal critério do júri é privilegiar a idéia e não o formato da peça ou campanha a ser criada pelos alunos.

Para apoiar os jovens criativos, a Escola colocará à disposição dos participantes os estúdios de fotografia, áudio, vídeo e os laboratórios digitais.

O resultado será apresentado no sábado, 1 de novembro, a partir das 14 horas. Os melhores trabalhos receberão como prêmios estágio na DPZ e bolsas de estudos, conforme regulamento disponível no blog http://maratonaespm2.blogspot.com/ . A comissão julgadora reserva-se o direito de indicar um dos trabalhos premiados para veiculação em mídia.

A primeira edição da Maratona de Criação, em 2007, contou com 98 participantes. Os alunos se mantiveram firmes, acordados e inspirados durante todo o tempo regulamentar. Entre um sanduíche e outro criaram dezenas de peças e ações promocionais para a ONG Criança Segura.

O trabalho vencedor “Carrinhos de Brinquedo” garantiu aos seus autores, Felipe Tranquilli Barbosa e Fernando Gama Lyra, uma bolsa de estudo na própria instituição e um estágio na McCann-Erickson (parceira do evento naquela edição). A peça também foi exposta no Palais du Festival, novo espaço criado durante a 55ª edição do Festival Internacional de Publicidade de Cannes.

Informações: II Maratona de Criação

Campus Profº Francisco Gracioso

Rua Dr. Álvaro Alvim, 123, Vila Mariana

(11) 5085-4600

www.espm.br

centralinfo@espm.br

Inscrições: http://maratonaespm2.blogspot.com/

Evento exclusivo para estudantes da ESPM.

Processo seletivo – 2009/1

As inscrições para o vestibular dos cursos de graduação em Comunicação Social com ênfase em publicidade propaganda; Administração com ênfase em marketing; Design com habilitação em Comunicação visual e ênfase em Marketing e Relações Internacionais com ênfase em gestão de negócios internacionais, marketing internacional e pessoas estão abertas e seguem até 7 de novembro (sexta-feira), exclusivamente pelo site www.espm.br/vestibular

BRAINBOX

Brainbox lança novo site

Já está no ar o novo site do estúdio Brainbox Design Estratégico. Trazendo portfólio, serviços oferecidos e conceitos aplicados aos trabalhos desenvolvidos, o endereço traduz a filosofia da empresa de forma clara e funcional. "Desenvolvemos um site bem objetivo, fácil e rápido de navegar. Nossa intenção é valorizar o tempo dos clientes e prospects que quiserem conhecer a nossa empresa", comenta Zé Henrique Rodrigues, sócio do estúdio. Com um espaço para notícias, a atualização do site é constante e sempre apresenta novidades. O estúdio Brainbox Design Estratégico é comandado por Ludger Tamaoki e Zé Henrique Rodrigues e com menos de um ano de existência já ganhou prêmios importantes nacionais.

Acesse www.brainboxdesign.com.br

Pizza Midia

 

Pizza Midia

Chega  ao mercado  da cidade de São Paulo mais uma opção de mídia : A Pizza Midia (http://www.pizzamidia.com.br ) que utiliza a  embalagem de pizza para veicular propagandas de forma segmentadas  por bairros.
A Pizza Mídia é uma empresa do grupo Red Umbrella Interativa, empresa com Sede na Av. Paulista, em São Paulo, e com 10 anos de existência, especializada em mídia interativa e internet, e veio para suprir a carência atual de espaços publicitários na cidade após a lei  "cidade limpa" .  Ao contrário das  empresas que já exploram essa mídia,  a Pizza Midia oferece  outros produtos além  da  propaganda em  caixas de pizza; oferecendo também possibilidades de  espaço em envelopes  de pizza  que possuem um custo muito reduzido em relação a caixa,  além  da opção de "sampling"e encartes, e aluguel de mailing de pizzarias.
Em  sua primeira operação, a Pizza Mídia  realizou neste mês uma ação inédita,  junto com o anunciante  AssinaturasOnline.com.br  (http://www.assinaturasonline.com.br ) ,  um portal  de assinaturas de revistas,  com uma ação conjunta de veiculação em envelopes de pizza e um 'sampling' com a distribuição de 11.000 revistas que acompanham as os envelopes a cada pedido de pizza. Foram toneladas de revistas, todas de alta  qualidade editorial, distribuídas em 20 grandes pizzarias de São Paulo.
Participaram dessa ação de 'sampling': Revista Caros Amigos, Revista Terra da Gente, Revista de Cinema, Editora Motor Press (revistas Carro, Avião Revue, Connect, Motociclismo, Racing, Sport Life, e Trasnporte Mundial), Revistas Tennis View, Revista Pró Moto, Publisher (revistas importadas El Mueble, Máxima Interiores, Arquitetura Y Diseño).
A ação gerou um importante acréscimo de vendas para o portal, um maior conhecimento pelo público dos títulos distribuídos, e um sensível crescimento nas vendas da pizzaria nas semanas subseqüentes da ação.
Seu diretor Daniel Gennaro completa que  "o diferencial da Pizza Midia é poder  entrar na residência dos clientes  num momento de confraternização, de alegria, que a pizza proporciona, possibilitando  maior retenção da mensagem,  além de ser uma das poucas mídias com uma extrema possibilidade de segmentação geográfica, e custo acessível a qualquer empresa. O anunciante  também conta com o relatório de acompanhamento geográfico da distribuição e fotográfico  com a checagem da veiculação através  de nossas visitas  as pizzarias".
Outro diferencial da Pizza Mídia é ser uma agencia de comunicação, sem vinculos com fabricantes de papelão ou embalagens, possibilitando custos mais baixos para o anunciante. Para a pizzaria associada a Pizza Mídia  há também novidades no modelo comercial: a  pizzaria não recebe apenas a embalagem, mas também uma  remuneração pela veiculação, além de vantagens com parceiros fornecedores de insumos,  etc.

Para maiores informações:
-  Pizza Mídia -  Av Paulista  807 conj 515
tel:  (11) 3294-2027 / 3294-2025
http://www.pizzamidia.com.br/

quarta-feira, outubro 22, 2008

O futuro do marketing promocional

Eu acredito que a atividade de marketing promocional é um raro exemplo de Negócio com a “cara” do século 21. É uma atividade jovem, ousada e curiosa por natureza. Na sua “encarnação” mais recente como Promoção de Vendas nasceu, totalmente despercebida, como a ferramenta auxiliar para promover a reposição rápida de estoque, de uma Indústria de pós-segunda guerra nos Estados Unidos. Uma Indústria de consumo que precisava criar escala de mercado e desovar milhões de produtos para uma classe média eufórica por novidades. Isso ocasionou um “tsunami” na distribuição e varejo. Transformou a indústria de insumos e matérias-primas. Surgiram os primeiros magazines e supermercados na década de 1960 para revolucionar a área de Marketing e Vendas da Indústria e Varejo americano.

Nesse período, enquanto Marshall McLuhan falava de “aldeia global” por causa do poder da interconectividade de seres humanos por meios eletrônicos de comunicação, a Promoção começava a brincar com interatividade de forma bastante incipiente, ligando as indústrias com os consumidores finais que pipocavam nos magazines e supermercados através das peças modulares e tridimensionais – os materiais de ponto-de-venda.

Nos anos 80-90, a Promoção começou a ter crise de identidade, mas, sem prestar muita atenção nisso, estava “antenada” com mais novidades que surgiam, tais como, merchandising, tie-in, trade marketing, marketing de incentivo, marketing de relacionamento... Os empresários do setor ficavam encantados com o novo conceito de “Pensar global e agir local” ou ainda “Pensar local e agir global”...

Assim, depois de tantas mudanças e andanças, a atividade promocional cresceu com uma enorme experiência adquirida com a evolução da sociedade, principalmente da Indústria, Distribuição e Varejo.

Mas a sua educação foi totalmente tácita, não teve tempo de esperar por uma faculdade de marketing promocional para cursá-la. Nunca houve tempo para oficializar uma profissão para a área. Talvez por isso, a Promoção de Vendas era chamada por diversos apelidos da época: merchandising, design gráfico, comunicação visual, além da própria promoção. Dependia de cada trabalho e acredito que ninguém pensava que essas ferramentas operacionais poderia ser um dia - um negócio independente – um verdadeiro business. E vieram as amostras grátis, brindes acoplados nos produtos, embalagens diferentes, displays para chamar a atenção na vitrine, campanha de descontos... Eram tantos consumidores e tantos produtos semelhantes que a Promoção de Vendas começou a criar concursos e sorteios para chamar a atenção... No dia-a-dia, todos os profissionais, incluindo os empresários tiveram que assimilar o papel de “faz-tudo” e muito pouco glamour de criadores, marca registrada do setor de propaganda.

Quando a Promoção de Vendas começou a freqüentar a roda de agência de propaganda, lá poucos entendiam o que era e chamavam-na de non media, bellow-the-line, enfim, bem no estilo dancing-days americano... mas ainda sem glamour e status.

Já no final do século 20, todas as ferramentas existentes não eram mais suficientes para ativar as mentes e corações dos consumidores. Com tanta habilidade para empreender e gerenciar diversidade e adversidade, não teve medo de mudar seu nome para Marketing Promocional – afinal, seu trabalho estava indo muito além da Comunicação e cada vez mais próximo das atividades que fazem parte do Marketing. Com intuito de resolver as necessidades dos seus clientes, o Marketing Promocional foi agregar a Informática, Telefonia móvel e Internet. E, não escapou a fibra óptica, chips e robótica. Agora já se preocupa em como agregar mais o esporte, a cultura, o lazer e o terceiro setor.

Com este histórico e cenário, o momento é de olhar para dentro do mercado em que atua, da atividade, da empresa e valorizar o bem mais importante que temos: o talento do promocitário. Tive conhecimento de um estudo feito por uma estudante de pós-graduação em Comunicação, em 2003, que detectou um dado importante: que o empresário de Marketing Promocional é por natureza um profissional multidisciplinar. Então, agora é o momento de burilar estas pedras preciosas e fazer nascer as jóias raras do setor. Criar oportunidades para surgir uma nova liderança, jovem e bem informada, que possam em pé de igualdade, sentar e definir estratégias brilhantes com nossos empresários clientes e ainda “fazer acontecer”.

O futuro do Marketing Promocional vive momento de grande visibilidade e demanda pelo mercado cliente, mas vai ter que passar obrigatoriamente pelo caminho da transformação de “quase” um artesão em empresário e executivo com visão sistêmica e sensível, totalmente inserido no contexto da sociedade do conhecimento. Sem isso, a atividade corre sério risco de não existir mais em pouco tempo.

por: Elza Tsumori - presidente da AMPRO - Associação de Marketing Promocional*

segunda-feira, outubro 13, 2008

Clube de Criação do Paraná lança livro sobre Comunicação

CCPR

“Ponto & Vírgula” conta com os melhores textos dos profissionais de comunicação

Na próxima quarta-feira (15/10), a partir das 19h, o Clube de Criação do Paraná (CCPR) lança o livro “Ponto & Vígula”, que reúne os artigos mais interessantes sobre comunicação e criatividade dos principais profissionais de comunicação do Paraná.

O evento acontece na FNAC Curitiba, onde haverá uma mesa redonda com alguns dos 23 autores para falar sobre o livro e o mercado de Comunicação. Os convidados são: o atual presidente do CCPR, Renato Cavalher, o designer gráfico da Brainbox Design Estratégico, Zé Henrique Rodrigues, a diretora de arte e sócia da Pulp Idéias, Patrícia Papp, o sócio-diretor da Fuego Comunicação Criativa, Ricardo Schrappe e os publicitários Carlos Guimarães, Eduardo Visinoni e Luiz Trevisani.

O diretor da Lemon Scholl e futuro presidente do Clube de Criação do Paraná, Marcos Pamplona também marca presença para falar sobre os projetos para os próximos dois anos do Clube.

No dia do lançamento, os sócios do CCPR com a anuidade em dia têm direito a um exemplar de cortesia autografado, a ser retirado durante o evento.

Sobre o Clube de Criação do Paraná:

O Clube de Criação do Paraná (CCPR) possui três principais objetivos: cuidar da memória da comunicação paranaense, valorizar os profissionais de criação e ajudar a formar a nova geração de criativos do mercado. Localizado no Centro de Criatividade de Curitiba, no Parque São Lourenço, o CCPR conta com um espaço disponível ao sócios e ao público. Realiza, constantemente, exposições, mostras, palestras, cursos e mesas redondas. Para saber mais sobre o CCPR, basta acessar www.ccpr.org.br ou entrar em contato através do telefone (41) 3253-7180 ou (41) 3252-2353.

Serviço:
Lançamento do livro “Ponto & Vírgula” - CCPR
Data:
15/10/08 – quarta -feira
Horário: 19h
Local: FNAC Curitiba – Shopping Barigüi

Endereço: Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 Lj.101

Preço: R$ 19,90
338 Páginas


Conheça os autores do Ponto & Vírgula que estarão no dia do lançamento:

Renato Cavalher

O atual presidente do CCPR já trabalhou como redator em várias agências de São Paulo, até se mudar para Curitiba em 1991. Foi diretor de criação da Exclam, sócio da Z. Publicidade e vice-presidente da Master. Quando a agência foi comprada pela JW Thompson, Cavalher assumiu a vice-presidência do grupo no Brasil. Em 2003 voltou para Curitiba e assumiu a direção geral de criação da OpusMúltipla Comunicação Integrada. Conquistou os principais prêmios nacionais e internacionais, com destaque para Colunistas, Profissionais do Ano da TV Globo, Prêmio Abril, Voto Popular, NY, London, FIAP, Clio e Cannes.

Zé Henrique Rodrigues

Designer gráfico e sócio-diretor da Brainbox Design Estratégico. Professor universitário, coordenador e professor do curso de design da Lemon School, faz palestras, cursos e workshops nas áreas de design e comunicação. Sócio-fundador e vice-presidente do Clube de Criação do Paraná, é colunista da revista abc design, mantém um blog de cartazes (semanaemcartaz.blogspot.com), teve trabalhos publicados na Graphis (NY) e já ganhou diversos prêmios regionais e nacionais.

Patrícia Papp

Diretora de arte e sócia da Pulp Idéias e Conteúdo. Já
trabalhou em agências como OpusMultipla, Master, Exclam, Z. e na AdStore em NY, onde fez espcialização na School of Visual Arts (SVA) e na Parsons, com professores como David Carson e Milton Glaser. Além de ter trabalhos
premiados nos festivais de NY, FIAP, Profissionais do Ano, Premio Abril,
CCSP, CCPR, Folha M&M e trabalhos selecionados pela Archive.

Ricardo Schrappe

É sócio-fundador do CCPR e sócio-diretor da Fuego. Especialista em Marketing pela ESPM - SP e em Criação/Redação Publicitária pelo Portfolio Center, de Atlanta - EUA. Redator premiado no Colunistas Paraná, Colunistas Brasil, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação do Paraná e Profissional do Ano pela Rede Globo.

Carlos Guimarães: Trabalha em criação há mais de 25 anos – embora aparente menos. Tem passagens por diversas agências do Paraná e de São Paulo. Durante a sua carreira, apesar de não ligar muito para essas coisas, acabou conquistando algumas premiações nacionais e internacionais. No Paraná dirigiu a criação da Geminni e OpusMultipla.

Eduardo Visinoni: Um cara que pensa e tem coragem de escrever o que pensa. Com muito tempo de janela viu muita banda passar. Foi Profissional do Ano da Rede Globo e por três vezes short-list em Cannes. Mas, o que mais gosta de alardear é que escreve toda semana no johnnypinguela.zip.net

Luiz Trevisani: Foi redator e diretor de criação de algumas das maiores agências do mercado, onde ganhou prêmios importantes como o Profissionais do Ano, New York Festivals e FIAP. Além de publicitário, é músico. Gravou seu primeiro disco ainda na década de 80, pela Polygram. Sua banda de jazz comptemporâneo BLACKBEAT recebeu, em 2003, o Prêmio Saul Trumpet- o mais importante da música paranaense.

Marcos Pamplona: Diretor da Lemon School, Pamplona é um dos redatores mais premiados do Paraná. Foi diretor de criação da Master e VP de criação da Eugenio (São Paulo). Traz na bagagem inúmeros prêmios, como 5 Profissionais do Ano, outros no no FIAP, GP no NY Festival e Leão em Cannes. “Duplou” com alguns dos melhores atendimentos do mercado (André Caldeira, Pedro Arlant, Ricardo Hoffman), quando passou a acreditar em briefings bem escritos.

Primeiro livro brasileiro sobre Marketing Infantil


Lançamento no Dia das Crianças

Arnaldo_Rabelo_logo_peq

O consultor Arnaldo Rabelo está lançando no Dia das Crianças o primeiro livro de autor brasileiro sobre marketing de produtos infantis. A obra, que tem o título "Marketing Infantil - como conquistar a criança como consumidora", tem o seu lançamento marcado por uma série de inovações:

- O livro está disponível exclusivamente online e gratuitamente, no endereço www.marketinginfantil.com.br.



- O autor continuará desenvolvendo o texto do livro pela internet e incluiu um recurso para que os leitores enviem comentários, sugestões e críticas.

- O texto foi publicado sob a licença Creative Commons, com alguns direitos autorais liberados. O leitores poderão copiar e distribuir o texto, desde que citando a autoria.

O assunto do livro é polêmico, pois há uma grande discussão hoje em torno da publicidade dirigida às crianças e até um projeto de lei que propõe sua proibição no Brasil. Sobre isso, Rabelo explica que marketing infantil não é o mesmo que publicidade voltada às crianças, mas é o estudo do mercado de produtos infantis e a definição de estratégias e táticas para produto, preço, distribuição e comunicação, visando benefícios mútuos a longo prazo. Para evitar reações negativas da sociedade e garantir a sobrevivência no mercado, as empresas de produtos infantis precisam ter a conduta ética e responsável como parte fundamental da estratégia e da identidade do negócio.

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Arnaldo Rabelo é consultor especializado em marketing infantil, professor de pós-graduação e autor do blog Marketing Infantil. Website: www.arnaldorabelo.com.br

sexta-feira, outubro 03, 2008

35 anos da Philip Morris Brasil

Fuego assina materiais de comunicação interna

PhilipMorris

A Philip Morris, empresa líder mundial no setor de tabaco com operações em mais de 160 países e cerca de 75 mil funcionários, está completando 35 anos de Brasil neste mês.

Para divulgar o fato internamente, a empresa desenvolveu em conjunto com a agência de publicidade, Fuego Comunicação
Criativa, uma série de comunicados que foram enviados por e-mail para todos os colaboradores no país.

Os comunicados traziam, cada um, funcionários dos mais diversos setores da empresa, formando uma contagem regressiva até o dia
do aniversário. A Fuego também criou o selo comemorativo dos 35 anos, anúncio de revista e banners.

PM1

 

PM2

Programa Debate & Rebate

Programa de rádio do Clube de Criação do Paraná vai ao ar na próxima segunda-feira

Radio Rock

Na próxima segunda-feira, dia 6, acontece mais uma edição do 91 Debate & Rebate, programa de rádio do Clube de Criação do Paraná (CCPR) e da 91 Rádio Rock. Transmitido ao vivo do Shopping Estação a partir das 21h, o programa de rádio do CCPR traz dois profissionais de destaque para falar sobre Propaganda Social: a coordenadora de comunicação dirigida da OpusMúltipla, Maria Fernanda Daldon e o redator da JWT, Rodolfo Amaral.

CCPR

Com um estúdio montado no segundo piso do Shopping Estação, a transmissão do programa é ao vivo, todas as segundas-feiras, das 21 às 22 horas e aberto ao público. Apresentado pela jornalista Rafaela Malucelli, o projeto destaca ainda mais as prerrogativas do CCPR: valorizar as atividades e os profissionais da Comunicação, lançar novos talentos no mercado e também cuidar da memória da Publicidade e Propaganda do Paraná.

O programa conta ainda com patrocínio Flexiv, Pacheco Propriedade Intelectual  e OpusMúltipla, apoio Pulp Idéias e Conteúdo e Jamute Áudio.

Sobre os convidados:

Maria Fernanda Bruni Daldon: Formada em Marketing pela ESPM-SP, ex-O Boticário, é atual Coordenadora de Comunicação Dirigida da OpusMúltipla. Realiza planejamento e redação de trabalhos nas áreas de Marketing Direto, Marketing de Relacionamento, Web Marketing, Merchandising e Promoção.

Rodolfo Amaral: É redator da JWT. Com 9 anos de experiência no mercado, passou por algumas das principais agências do sul do país, como Exclam, Byvivas, CCZ, OneWG e Bronx. Conquistou diversas medalhas em festivais nacionais e internacionais, como FIAP, Young Guns, Clubes de Criação de São Paulo, Santa Catarina e Paraná. Tem trabalhos publicados na Lüerzers Archive e já foi finalista no Prêmio Abril e no Profissionais do Ano.

Serviço:

Programa Debate & Rebate – “Propaganda Social”

Dia: 06/10/08

Ao vivo do Shopping Estação (2 piso)

Av. Sete de Setembro, 2775 - Centro

Horário: das 21h às 22h