quinta-feira, junho 12, 2008

Meio Ambiente - A Sociedade atenta as práticas sustentáveis e insustentáveis

Benchmarking

Benchmarking Ambiental Brasileiro - O maior BD de Boas Praticas do País

Desde a primeira edição do programa Benchmarking Ambiental Brasileiro em 2003, o tema ambiental só avança e ganha espaço nos segmentos da sociedade.  O programa Benchmarking (*) participante e líder deste processo tem motivos para avançar em sua proposta de fomento a sustentabilidade definindo o Ranking Benchmarking dos melhores da gestão socioambiental brasileira, reconhecidos como detentores das melhores praticas, e por isto, referencias e exemplos a seguir. 

Programa Benchmarking - Soluções inovadoras que melhoram o desempenho ambiental das atividades humanas

O programa entra em sua 6ª edição com uma história de sucesso e crescimento. A cada ano, novos segmentos aderem ao programa com suas práticas de excelência comprovando que competitividade e responsabilidade são complementares e não excludentes. Instituições e gestores com praticas sustentáveis tem no programa Benchmarking oportunidade para contribuir efetivamente na construção de um cenário de sustentabilidade, fazendo parte de um processo de inovação independente que cresce e registra resultados concretos e animadores.  Como exemplo, o BBPG – o maior banco digital de boas praticas do país disponível na internet com o resumo dos 111 cases vencedores já selecionados pelo programa, e, a publicação BenchMais, as 85 melhores praticas em gestão socioambiental do país que teve 5 mil exemplares distribuídos gratuitamente às principais universidades e entidades representativas nacionais e internacionais. O livro BenchMais, fruto do programa Benchmarking é uma realização da Mais Projetos em associação com Instituto Envolverde e Ruschell & Associados Marketing Ecológico.

Junho, o mês do meio ambiente tem sempre uma programação intensa de eventos comemorativos que enfatizam a importância da questão ambiental, e nos remete a urgência de repensar, inovar e adotar práticas sustentáveis.  Dentro deste contexto, os organizadores do Programa Benchmarking acreditam que o mais importante seja o compromisso individual e coletivo com adoção e fortalecimento das boas práticas no dia a dia das empresas, instituições e sociedade. “Somente com ações concretas e contínuas é que teremos resultados factíveis de sustentabilidade. Temos que apresentar soluções inovadoras que melhorem o desempenho ambiental de nossas atividades”, diz Marilena Lino de Almeida Lavorato, organizadora do Programa Benchmarking e co-editora do Livro BenchMais.

Com pensamento semelhante, José Antonio Puppim de Oliveira, integrante da comissão técnica da 6ª edição do Programa Benchmarking, acrescenta “As empresas nos últimos anos ganharam poder econômico e político, e são agentes importantes de mudanças. Muitas delas tem percebido sua importância na sociedade e para o meio ambiente, e buscam mudar a maneira de agir, incorporando ações mais responsáveis nas esferas sociais, políticas e ambientais, que não faziam parte de seu vocabulário até pouco tempo. Para que essas mudanças possam ser mais a regra que exceção e acelerar o processo de mudança é fundamental saber quais as boas práticas, reconhecê-las e divulgá-las”. Puppim de Oliveira é Ph.D. em Planejamento, Massachusetts Institute of Technology (MIT), EUA. Mestre em Ciências Ambientais, Universidade Hokkaido, Japão. Engº pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), e Professor/pesquisador da Universidade de Santiago de Compostela, Espanha.

O programa Benchmarking com metodologia própria, regulamento especifico e comissão técnica multidisciplinar renovada anualmente, há 06 anos é considerado o instrumento certo para identificar e compartilhar o valor das boas práticas nas empresas sustentáveis, aquelas que contribuem de forma concreta com a melhoria do desempenho ambiental das atividades humanas.

Para participar da 6ª edição e fazer parte do Ranking Benchmarking 2008, instituições e gestores com praticas sustentáveis devem inscrever seus cases até final de julho no hot site: www.benchmarkingbrasil.com.br

(*) Benchmarking é uma ferramenta de gestão que busca as melhores práticas que conduzem ao desempenho superior. Seu propósito é estimular e facilitar as mudanças organizacionais e a melhoria de desempenho das organizações através de um processo de aprendizado. (wikipedia)

Mais Informações:

Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro

Atitude Responsável e Competitiva

(11) 3729-9005

Imprensa@maisprojetos.com.br

www.benchmarkingbrasil.com.br

Nenhum comentário: