UMA NOVA FORMA DE EXPRESSÃO
Uma das formas de expressão mais antigas está cada vez mais presente em uma das formas de comunicação mais atuais. Presente desde o século X, quando os orientais começaram a produção de cartazes por meio da impressão de matrizes de madeiras, agora os cartazes podem ser facilmente compartilhados por pessoas de todo o mundo através na Internet.
Durante muito tempo, muros, editais, paredes, postes e os mais inusitados lugares abrigaram cartazes que, independente do conteúdo, difundiam pensamentos, idéias, manifestos, protestos e muitos outros sentimentos e opiniões. No Brasil, em especial na época da ditadura, os cartazes tiveram um papel importantíssimo para a conscientização das pessoas e troca de informações.
Hoje, o Brasil encontra-se em uma nova fase política e econômica. Com a liberdade de expressão, opiniões, protestos e as mais diversas manifestações não precisam ser necessariamente expostas em colagens. O país encontra-se ainda extremamente preocupado com as questões ambientais e visuais nas cidades, em especial, nas grandes metrópoles. O que antes era uma forma de expressão passou então a representar uma grande poluição, tanto visual quanto ecológica e os cartazes precisaram encontrar seu lugar.
“Semana em Cartaz” entrou ao ar nesta semana no endereço eletrônico http://semanaemcartaz.blogspot.com. Uma iniciativa dos designers curitibanos Zé Henrique Rodrigues, do estúdio Brainbox Design Estratégico, e Marcos Minini, da Master Promo. O blog é uma exposição virtual de trabalhos de profissionais de diversas partes do mundo que se utilizam do design gráfico como forma de expressão. Fotografias e ilustrações, cores e títulos, recortes e colagens, tudo em forma de cartaz. Uma forma democrática, rápida e ecológica de expressão.
Diariamente, o Semana em Cartaz mostra as principais interpretações de fatos relevantes do cotidiano, como por exemplo, economia, política, cultura, sociedade, entre outros temas. Tibet Now, de Bruno Porto, traz uma mensagem de desaprovação contra o conflito civil no Tibet, que já deixou dezenas de mortos. Outro cartaz publicado na primeira semana do blog é Exuberância Irracional, de Alessandro Tauchmann, que questiona o boom imobiliário nos EUA, retratado através da figura do rato da Disney, Mickey Mouse.
O blog já está no ar - aberto para quem gosta de ver e fazer cartazes. Para conferir e comentar basta acessar http://semanaemcartaz.blogspot.com.
Legenda das imagens:
1 - Ale Tauchmann retrata com bom humor a "explosão da bolha imobiliária" no Blog Semana em Cartaz.
2 - Márcio Fábio utilizou o espaço no blog para fazer um "pedido" contra a violência no Tibet, sendo que nesta semana o governo chines usou de força letal e ataques físicos para conter as manifestações dos Tibetanos e simpatizantes. A imprensa estimou a morte de 30 a 100 civís e o designer aproveitou o blog para comentar e abordar esta questão.
3 - Zé Henrique Rodrigues retrata sua indignação com as “abusivas” taxas cobradas pelo governo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário