segunda-feira, março 10, 2008

COMO DESENVOLVER UM PLANO DE NEGÓCIOS


Clipart 1 para ebook

Você decidiu começar seu próprio negócio, calculou os riscos, viu que o projeto se encaixa nos seus objetivos de vida e que tudo isso promete ser desafiante e promissor. Se estiver começando do zero ou comprando uma franquia, a necessidade de planejamento deve ser avaliada. Um plano de negócios é uma ferramenta muito útil que pode ajudar a saber tudo o que é necessário antes de se arriscar em uma nova empreitada.

Mesmo que não se esteja procurando investidores, é preciso tempo e esforço ao se preparar um plano de negócios. Além dos planos de negócios certamente serem uma exigência para os novos empreendedores que procuram financiamento, também são uma maneira excelente para traçar estratégias. Pode-se pensar no plano de negócios como um mapa rodoviário. O mapa rodoviário permite que você não só veja exatamente onde está, mas também para aonde irá e o que verá ao longo do caminho.

Neste artigo, vamos analisar como formular um plano que possa ajudá-lo a determinar a base de seus negócios, otimizar suas chances de ser bem-sucedido e, além disso, gerar entusiasmo e empolgação sobre o negócio ao definir o plano para levantar investimentos. Vamos saber o que deve ser abordado no plano, como fazer pesquisas, projeções realistas, como definir os pontos principais e outras dúvidas que surgem quando se começa um processo de planejamento.

Aliás, o processo de planejamento faz parte do que torna a formulação do plano de negócios tão importante. Pensar em tudo o que deve fazer parte do plano fará com que você pense na logística do investimento do seu negócio e talvez até apareçam algumas idéias que não haviam sido consideradas antes.

Por onde começar
O plano que você escrever definirá o panorama do seu negócio. Você irá determinar metas concretas que incluem prazos, pensar no esquema organizacional do RH e atribuir responsabilidades, assim como descrever o negócio e fazer projeções financeiras. Entretanto, antes de começar, lembre-se de estabelecer metas realistas. Não cometa falhas, certifique-se também de que seu plano está direcionado aos resultados. Em outras palavras, o plano deve influenciar opiniões sobre o negócio e seu futuro. Tendo isso em mente, vamos começar.

Planejamento prévio do plano
Como todos os negócios são diferentes e os planos de negócios são escritos por diferentes motivos, a primeira coisa a pensar é para quem você está escrevendo. Se você estiver planejando usar o plano para levantar investimentos, então lembre-se disso à medida que o escreve, certificando-se de ser completamente objetivo sobre a mensagem mais importante do negócio. E se você estiver se dirigindo a credores em vez de investidores, seus lucros projetados não serão tão importantes (em geral, eles associam altas projeções com alto risco) Saiba quais são seus objetivos e estratégias antes de articular o plano de negócios.

Lembre-se: os objetivos devem ser específicos, concretos e mensuráveis e as estratégias devem explicar com clareza como você irá atingir esses objetivos. Por fim, mantenha o plano claro e conciso, tendo, de preferência, 15 a 30 páginas com anexos. Lembre-se do acrônimo KISS: "keep it short and simple" (mantenha-o curto e simples). Quando estiver concluído, o plano de negócios deve ser consultado sempre. Além disso, deve ser atualizado e alterado com freqüência para atender ao ambiente de mudanças do seu negócio.

Elementos do plano
O plano deve incluir informações que se encaixam nestas categorias:

  1. seu produto/o negócio
  2. o mercado
  3. finanças
  4. sua equipe de administração

Se você estiver analisando muitos recursos de negócios disponíveis, irá observar com rapidez que cada descrição de plano de negócios será um pouco diferente. Apenas certifique-se de abordar essas categorias básicas, incluir um resumo executivo e, em seguida, acrescentar outras seções que pareçam necessárias para o público do plano e para seu próprio uso.

Agora, vamos ao resumo executivo....

QUER SABER MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA?

ebooks jpeg

Adquira o e-book "COMO DESENVOLVER UM PLANO DE NEGÓCIOS"

em nossa Bilbioteca VIrtual.

http://propaganda-e-marketing.blogspot.com/2007/09/biblioteca-virtual-do-blog.html

Um excelente livro para empreendores, novos empresários, estudantes e profissionais de administração, publicidade, marketing e outros cursos correlatos.


Nenhum comentário: