quarta-feira, setembro 13, 2006

TURISMO E O MERCADO EDITORIAL

MATA ATLÂNTICA E O BRASIL

De cada cinco empregos gerados no Brasil e no mundo, um é gerado pelo turismo. Cada vez mais profissionais estão se especializando na profissão do futuro. Faculdades de turismo estão sendo criadas, cursos especiais, departamentos em empresas que cuidam apenas disso.

Dentro do turismo, uma das áreas que mais tem crescido é o ecoturismo. Apregoando o desenvolvimento sustentável, os principais decanos desta área específica falam sobre proteção à natureza, sem limitar o acesso do homem a ela, mas respeitando-a, entendendo que ambos podem conviver harmoniosamente.

O turismo sustentável já tem raízes próprias. Uma das suas características mais marcantes é o desenvolvimento do terceiro setor, por meio de ONGs que fomentam a pesquisa por novos pontos turísticos, novas formas de conhecer a natureza sem invadi-la e degradá-la.

Para divulgar o seu trabalho, as ONGs desenvolvem sites, jornais, revistas e outras mídias. Com isso, o mercado editorial na área do ecoturismo, turismo sustentável e ecologia tem crescido e se desenvolvido nos últimos anos.

Porém, ainda há muito o que explorar no nosso Brasil. Hércules Góes, que é advogado e jornalista ambiental, candidato a Deputado Estadual pelo Partido Verde, pretende fazer da Costa da Mata Atlântica o maior pólo de turismo sustentável do Brasil. É um projeto que gerará empregos e abrirá caminhos para o crescimento do mercado editorial.

Cursos de jornalismo especializados em ecologia e turismo surgem como pós-graduações disputados em faculdades. Muitos profissionais da área de marketing desenvolvem projetos voltados para esta área que, a cada dia, tende a crescer mais.

Observar o crescimento desses meios de comunicação e citar a situação ideal para que possam se desenvolver sem tomar espaços uns dos outros é fundamental. Modelos como o da revista Ecoturismo podem ser utilizados para que outros meios cresçam e se desenvolvam de forma sustentável, em um mercado que pode fazer crescer, oferecendo oportunidades a todos.

O turismo sustentável, na Costa da Mata Atlântica será um grande investimento de retorno econômico e financeiro para todos os meios de comunicação. Enriquecerá o turismo e dará oportunidades aos nossos estudantes. Isso tudo, sem destruir a natureza, o que é fundamental e de grande importância.

* artigo de Hércules Góes editor da Revista Eco Turismo

Nenhum comentário: