sábado, setembro 02, 2006

PUBLICADO NO RÁDIO AGÊNCIA EM 01/09

RÁDIO, IPOD & CIA

Se Guglielmo Marconi viajasse no tempo, certamente se surpreenderia ao chegar nos tempos atuais, deparando-se com os avanços tecnológicos conquistados pela humanidade.

Desde sua brilhante criação em 1896, quando Marconi ao inventar o Rádio transformou em prática a teoria de Heinrich Hertz, onde ondas magnéticas que vibrassem no ar poderiam gerar sons, o mundo sofreu profundas alterações de comportamento.

O tempo ocioso na antiguidade era ocupado por leitura e estudos, e com o surgimento do Rádio um novo hábito foi adicionado às atividades diárias das pessoas.

O surgimento do Rádio deu início a uma bolha tecnológica nos meios de comunicação, que permanece em plena expansão atualmente.

Televisão, gravadores de som, vídeo gravadores, walkman, discman e finalmente para encurtar a lista, os I-PODs.

Basicamente, a comunicação entre as pessoas foi encurtada em tempo e espaço, mas estes avanços trouxeram muito mais do que isto, estas formas de comunicação se transformaram em grandes veículos de informação.

Hoje a Internet contribui de forma definitiva para a disseminação da informação em real time e ainda mais, não somente a informação chega mais rápido mas também subprodutos da comunicação e da informação cultural, como a música, ganharam novos ares de divulgação.

Qual o futuro do rádio como meio divulgador de informação e música?

Fica difícil vislumbrarmos por quanto tempo mais o rádio servirá ao homem como veículo de comunicação, pois as quebras de paradigmas tecnológicos acontecem com revoluções lentas e que passam por períodos de experimentação até se tornarem definitivos.

Os jornais, no formato atual, perderam espaço para o noticiário da Tv que por sua vez perde cada vez mais espaço para a informação em tempo real da Internet.

Com o Rádio, a sistemática se repete e hoje a moda é o iPod, pequeno aparelho que tem a capacidade de armazenar milhões de bites de música e outras informações.

Basta se conectar à Internet, varrer buscadores e achar sua música predileta, antiga, nova ou ainda as que nem foram lançadas oficialmente. Baixe todas em seu iPod e saia por aí, ouvindo sua própria seleção musical com alta qualidade e ainda sem intervalos comerciais.

É evidente que hoje, ainda são poucos os que tem acesso a esta tecnologia e alguns mais céticos poderiam dizer que se o rádio sobreviveu à fita cassete e ao discman, também sobreviverá ao iPod.

Talvez seja o momento de nós, homem de comunicação, começarmos a pensar em alternativas de formatos para atualizarmos o rádio e fazermos com que este importante veículo, esteja ainda mais presente na vida do homem moderno.

Fico imaginando o dia em que a Internet se fizer presente definitivamente em automóveis e casas, celulares e computadores de mão, e estes aparelhos estiverem ao alcance de qualquer mortal desta terra.

Será que o rádio será uma mera lembrança em nossas mentes e visto em poucas oportunidades como filmes cult ou museus tecnológicos?

Fica aqui esta pra pensar e discutir.

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