quinta-feira, outubro 05, 2006

ARTIGO DE HÉRCULES GÓES

A MULTIPLICAÇÃO VERDE

Terminada a apuração dos votos das eleições 2006, a campanha HÉRCULES GÓES, candidato a Deputado Estadual pelo Partido Verde fez um balanço que resultou satisfatório, apesar de não ter atingido o objetivo central que era a Cadeira no Parlamento Paulista.

No plano pessoal, o candidato ambientalista Verde, contabilizou nove mil eleitores de todo o Estado de São Paulo, sendo um dos mais votados em diversos municípios da baixada e Litoral Norte e Sul do Estado, e o mais votado no plano Estadual na região da Baixada.

A candidatura sem recursos nenhum, sem apoio de máquinas de quaisquer espécies, quixotesca, surpreendeu os analistas pela sua desenvoltura final, se comparados com os seus concorrentes diretos no plano regional e setorial, que investiram verdadeiras fortunas em suas campanhas e comparado à luta titânica da disputa da vaga com quase mil e oitocentos candidatos com uma projeção de dezoito por vaga, o novato até que acabou se saindo bem, aduzindo que a sua última experiência política se deu em 1982, quase há três décadas passada, na Câmara Santista.

Se nesta luta titânica da campanha de Davi contra Golias, o ambientalista Verde, líder incontestável dos verdes nesta região, rompeu todas as suas dificuldades pessoais, mantendo todas as suas dobradas com absoluta fidelidade ao seu Partido, no plano partidário a vitória é absoluta.

Hércules Góes fez três dobradas com Deputados Federais, sendo que dois deles acabaram sendo eleitos, que são o Sindicalista Roberto Santiago de São Paulo e o Médico Sérgio Nechar de Marília, não se elegendo apenas o jornalista Paulo Corrêa Júnior, apesar do seu expressivo número de votos.

Os seus candidatos ao Governo Cláudio de Mauro e Senado Domingos Fernandes, foram os quintos mais votados nas disputas majoritárias, significando um grande número de sufrágios Verdes.

O balanço Verde da multiplicação foi positivo, pois com quase um milhão e trezentos mil votos, a bancada de candidatos Estaduais Paulista, elegeu oito Deputados, quase que dobrando em 100 por cento o número dos atuais detentores de mandato, ficando com a expressiva marca de quase oito por cento dos votos válidos de todo o Estado de São Paulo.

O PV elegeu treze Federais no Brasil, sendo que cinco somente do Estado de São Paulo, totalizando quase a metade da bancada no Congresso Nacional, elegendo o mais votado Deputado Federal do Rio, Fernando Gabeira com quase 300 mil votos, apesar de não ter logrado a Cláusula de Barreira, fez quase 4% dos votos do Brasil, sendo proporcionalmente uma das maiores bancadas no novo Congresso, perdendo apenas para os chamados grandes Partidos.

O PV Nacional é a oitava maior bancada do Congresso Nacional, tendo dobrado o número de seus componentes, elegendo quase trinta deputados Estaduais em todo o país, sendo cortejado por outros partidos como o PPS e o PHS para uma fusão, devendo ser um dos Partidos que fará a diferença na acirrada disputa Presidencial do 2º turno, como um fiel da balança, reunindo nesta terça-feira sua comissão política Estadual para discutir os apoios nessa direção.

Apesar do quixotismo do candidato Verde Hércules Góes, seus 9 mil votos muito contribuíram para o conjunto da obra Verde que fez um belo papel nesta eleição, com reconhecimento amplo da população, com a gratidão eterna do ambientalista para essa grande quantidade de amigos que o sufragaram, fazendo com que sua votação fosse maior do que alguns dos Deputados Federais eleitos para representar São Paulo no próximo Congresso.

Hércules Góes parafraseia seu célebre companheiro Fernando Gabeira, afirmando que o PV comparado a Plutão, deixou de ser planeta, mas continua lá.

Nenhum comentário: